Primeiras Equipas
O primeiro clube de futebol a surguir, em Portugal, foi o Club Lisbonense, fundado no inverno de 1889, que teve origem no Colégio Lisbonense, conhecido como Vilar. Depois do Clube Lisbonense, outros clubes seguiram o seu exemplo, como o Real Ginásio Português, que tinha sido fundado em 1875, mas só mais tarde aderiu ao futebol. Na altura, o Carcavelos Club era o clube mais forte e temido, e era constituído por trabalhadores ingleses do Cabo do Submarino.
Durante o tempo, outros clubes foram aparecendo e desaparecendo, mas os grupos escolares foram quem deu mais impulso à divulgação do futebol, como por exemplo o Colégio Vilar ou a Casa Pia, que viu nascer muitos jogadores e alguns deles, dos melhores do nosso país. O futebol também estendeu as suas raízes até ao norte do país, através da colônia inglesa e do Oporto Cricket and Lawn-Tennis Club. O entusiasmo gerado por este novo jogo levou a que, em 1894, se tenha disputado a primeira partida entre Porto e Lisboa, com o alto patrocínio do Rei D. Carlos I.
Quanto às três grandes equipas em Portugal, Futebol Clube do Porto, Sport Lisboa e Benfica e Sporting Clube de Portugal, o primeiro a ser fundado foi o FC Porto, em 1893, por António Nicolau d' Almeida. Depois de mais de dez anos de inactividade, o clube vai ser refundado, em 1906, por José Monteiro da Costa. Contudo, o clube mais antigo da Primeira Liga de futebol, é a Associação Académica de Coimbra, fundada a 3 de Novembro de 1887.
A organização clubista foi a raiz do desporto português e começou com o futebol. Foram-se criando clubes cujo o despique impulsionava o futebol. Em 1905, por vontade dos clubes, nasceu a Liga de Football Association. A primeira entidade orientadora do futebol, em Portugal. Em Setembro de 1908, passaria a chamar-se a Liga Portuguesa de Football, com o propósito de chegar a todo o território nacional. Contudo, a falta de organismos que coordenassem o futebol a nível regional, o exacerbado clubismo e a falta de regulamentação da competição viriam, no entanto, a ditar a extinção da Liga dois anos após a sua fundação.