Todas as Competições Nacionais

Campeonato Nacional 

O Campeonato Nacional foi criado em 1934, e teve como nome inical Primeira Liga Experimental. Apenas se jogaram quatro épocas com este nome, passando depois para Primeira Divisão.

No inicio, em 1934/1935, o campeonato era disputado apenas por oito equipas da Primeira Divisão. Nos anos seguintes, o número de equipas foi variando entre oito e doze equipas, até que em 1945/1946, se admitiu doze equipas, passando logo no ano a seguir, para catorze equipas. Este modelo de catorze equipas durou durante 25 temporadas. Em 1987/1988, foi disputado por vinte equipas, e passado dois anos, assumiu-se o modelo de dezoito equipas, mantendo-se até 2005/2006. Nos últimos tem-se assumido um modelo de dezasseis equipas, sendo que este ano, vai voltar a ter dezoito equipas, devido à inclusão do Boavista na Primeira Liga.

As únicas equipas que conseguiram conquistar o trófeu foram os três grandes, Belenenses e Boavista. O clube com mais campeonatos é o Sport Lisboa e Benfica, com 33 Campeonatos, seguido do Futebol Clube do Porto, com 27, e do Sporting Clube de Portugal, com 18.

 

Taça de Portugal

A Taça de Portugal é uma das competições com mais tradições no panorama desportivo nacional. Considerada como a "prova rainha" do futebol português, teve a sua edição de estreia na já longínqua temporada 1938/39.

A primeira final desta competição, disputada a 26 de Junho de 1939, colocou frente a frente Académica e Benfica. No Campo das Salésias, a Briosa derrotou os encarnados por 4-3 e entrou para a história como a primeira equipa a vencer a prova, comprovando, logo desde o início, a incerteza e surpresa que cada uma das edições desta competição pode trazer.

A Taça possui, na verdade, uma série de características muito especiais. Desde o início, engloba na mesma competição um elevado número de clubes de todo o território nacional, não olhando a sua valia desportiva ou financeira. Dá, por isso, às equipas de menores recursos a possibilidade de medir forças com as mais consagradas e tornarem-se em verdadeiros “tombas gigantes”, com direito a figurarem nas primeiras páginas dos jornais.

Foi precisamente isto que aconteceu, na temporada 2002/2003, em que o Gondomar eliminou o Benfica, no antigo Estádio da Luz, por 1-0. Mas a história da competição mostra-nos outros exemplos: como a eliminação do Sporting, ainda no tempo dos cinco violinos, contra o Tirsense ou, mais recentemente, na temporada 1998-99, a vitória do Torreense, no antigo Estádio das Antas.

Actualmente, a prova disputa-se, no mitíco, Estádio do Jamor. O Sport Lisboa e Benfica foi a equipa que mais vezes conquista o trófeu, 25, seguido de Futebol Clube do Porto e Sporting Clube de Portugal.

 

Supertaça

Na época 1943/44, foi realizado um jogo entre o Sporting, campeão, e o Benfica, vencedor da Taça, para inaugurar o Estádio Nacional. Era suposto que a competição chamar-se Taça Império e começasse a ser disputada a partir desse ano, mas foi cancelada.
A Supertaça, nome sob o qual se disputaram as primeiras edições, começou de forma não oficial na temporada de 1978/79, tendo-se jogado entre o Boavista, vencedor da Taça, e o FC Porto, Campeão Nacional. O troféu foi conquistado pelo Boavista, que venceu por 2-1.

Tendo a competição alcançado um sucesso digno de registo, a Federação Portuguesa de Futebol decidiu chamar a si a organização do evento, determinando que se realizaria todos os anos, em dois jogos, e passaria a se chamar "Supertaça Cândido de Oliveira", em homenagem a Cândido de Oliveira.

As regras diziam que seriam realizados dois jogos e que ganharia a taça o clube que conseguisse o melhor resultado, no conjunto das duas partidas. Se ocorresse um empate na soma dos dois jogos, um terceiro jogo seria realizado em campo neutro. Levando em consideração o contínuo desinteresse pelo torneio, e de modo, a reduzir-se o número de jogos por ano, a Federação decidiu que, a partir da temporada 2000/01, apenas se disputaria um jogo para a atribuição do troféu, realizando-se este, num campo neutro escolhido pela própria.

Actualmente, o Futebol Clube do Porto é o clube que mais vezes conquistou a Supertaça, 20, seguido pelo Sporting Clube de Portugal e pelo Sport Lisboa e Benfica
 

Taça da Liga

 

A Taça da Liga é uma competição de futebol, organizada pela Liga Portuguesa de Futebol, tendo sido criada na temporada 2007/08. A proposta foi pelo Sporting e pelo Boavista, em 2006, e aprovada por unanimidade por todos os clubes das ligas profissionais , numa reunião no Porto. 

Todas as equipas dos dois primeiros escalões de futebol profissional, Primeira Liga e Segunda Liga, participam nesta competição (com excepção das equipas B). Por motivos de patrocínio, nas primeiras três temporadas era conhecida como Carlsberg Cup, depois por Bwin Cup e, em 2012, passou a chamar-se Taça da Liga. 

O primeiro vencedor foi o Vitória de Setúbal, que derrotou o Sporting, por 3-2 nas grandes penalidades, após empate a 0. O actual detentor do troféu é o Benfica, que conta com 5 Taças da Liga, no seu Museu.