Como e Onde Surgiu
O futebol em Portugal começou a aparecer no final do século XIX, através de estudantes portugueses vindos de Inglaterra. O responsável pelo seu aparecimento foi Guilherme Pinto Basto, que se apaixonou pela modalidade quando esteve em Ingaleterra. Em 1884, os os irmãos de Guilherme, Frederico e Eduardo, trouxeram, de Inglaterra, a primeira bola de futebol para Portugal.
O primeiro jogo de futebol realizado em Portugal foi disputado em Cascais, em Outubro de 1888, organizado por Guilherme Pinto Basto e os seus irmãos Eduardo e Frederico. Passado alguns meses, em Janeiro de 1889, realizou-se aquele que é considerado o primeiro grande duelo da modalidade no nosso país, o primeiro jogo a sério, também organizado pelos irmãos Pinto Basto. O jogo realizou-se no Campo Pequeno, onde uma equipa de portugueses defrontou uma equipa de ingleses, com o resultado a sorrir para os portugueses, por 2-1.
Os portugueses apresentaram em campo com: Guilherme Pinto Basto (guarda redes), João Saldanha Pinto Basto, João Bregaro, Eduardo Romero, Eduardo Pinto Basto, Afonso Vilar, D. Simão de Sousa Coutinho (Borba), Duarte Pinto Basto, Frederico Pinto Basto, Fernando Pinto Basto, Augusto Moller e Henrique Vilar, com um suplente. Do lado inglês entraram em campo: J. Frazer, J. Mason, C. Anderson. Wray. R. W. Watson, Rawstron, Govan, Briggs, F. Palmer, C. Cox e um outro jogador não identificado.
Um facto curioso foram os equipamentos. Houve quem levasse fatos de banhos às riscas, outros com endumentária de presidiários calçando sapatos no lugar de botas, e quase todos eles ostentando um barrete a fazer lembrar um vendedor de gelados deambulando pelas praias.
Desta forma, o futebol começou a despertar a atenção da alta sociedade, e o jogo começou a espalhar-se, sendo praticado em colégios. Até ao final do século, atráves das associações começaram a aparecer os primeiros clubes de futebol, de norte a sul do país. Na Imagem podemos ver a equipa inglesa de 1889.